sábado, 27 de novembro de 2010

Home
Conhecida como a Capital Catarinense do Turismo, Balneário Camboriú localiza-se no Litoral Norte de Santa Catarina. Além de suas praias paradisíacas e atrativos turísticos modernos e inovadores, a cidade possui comércio forte e atuante todos os dias do ano. É incontestavelmente um dos principais destinos turísticos do sul do Brasil e do Mercosul. Por toda a orla, há bares e restaurantes com música ao vivo, que oferecem culinária irresistível em ambientes agradáveis.Tudo isso, é claro, com total segurança, bem-estar e atendimento qualificado, características marcantes de nossa cidade.
Com uma população residente de 80 mil habitantes, Balneário Camboriú é um dos maiores pólos turísticos do Brasil e do Mercosul, recebendo aproximadamente 1 milhão de turistas na temporada. É uma cidade linda, imponente, que oferece excelente infra-estrutura de lazer, turismo e diversão operando 365 dias por ano. Além de suas praias paradisíacas, Balneário Camboriú dispõe de excelentes opções de compras, parques de diversões, eventos diversificados, gastronomia variada e uma infinidade de bares e casas noturnas.
Balneário Camboriú possui excelente infra-estrutura de hospedagem com opções variadas para todo tipo de turista, desde aqueles que buscam festas, baladas e todo o agito da noite àqueles que preferem descansar em um lugar tranqüilo com muita natureza e paz. Além dos 6 km de extensão da praia central, Balneário Camboriú possui várias praias agrestes, mas de fácil acesso, onde a água cristalina é emoldurada pelo verde da mata atlântica e até a prática do naturismo tem seu lugar. Um lugar que encanta a todos que a visitam.
Colonizada por portugueses vindos da Ilha dos Açores, Balneário Camboriú ainda mantém um pouco das tradições de seus antepassados, presentes na culinária a base de frutos do mar, artesanato e folclore como Boi-de-Mamão. Balneário Camboriú é hoje uma cidade cosmopolita, não apenas freqüentada por pessoas de diversas origens, mas sobretudo a cidade escolhida para morar por milhares de pessoas que vieram de outros estados brasileiros e de vários países em busca de novas oportunidades e principalmente qualidade de vida.

A História de Balneário Camboriú

Nossa história não poderia ser diferente de todo o litoral brasileiro, povoado por índios que aqui encontraram lugar ideal para moradia, já que no local da praia de Laranjeiras a pesca era farta, clima agradável e, no rio, a água doce.Existem relatos referentes à colonização desde 1758, com algumas famílias que já moravam na margem esquerda do rio. Mas, somente em 1826, o colono Baltazar Pinto Corrêa recebeu do Governo da Província de Santa Catarina uma área de terra para cultivo e moradia, na localidade que hoje se chama Bairro dos Pioneiros.
Por volta de 1840, foi autorizada pela Arquidiocese de Florianópolis a construção de uma Igreja (Tombada como Patrimônio Histórico Municipal) e, assim, criou-se o Arraial do Bom Sucesso. Paralelamente, o Governo elevou o local a Distrito do Arraial do Bom Sucesso, na localidade da Barra do Rio Camboriú e, em 1884, criou-se o Município de Camboriú.A forte economia cafeeira encontrou em Camboriú o lugar ideal. Por muito tempo, o município foi o principal produtor de café do Estado.
A exploração das jazidas de mármore, granito e calcário também se destacaram na atividade econômica. Foi assim que a sede do município transferiu-se para o Arraial dos Garcias e a antiga sede na barra como Distrito de Paz. A agricultura era valorizada e a faixa litorânea desprezada.No final da década de 1920, tem início ao processo de desenvolvimento. Em 1926, começam a surgir as primeiras casas de veraneio, no centro da praia, pertencentes a moradores de Blumenau.
Surge, em 1928, o primeiro hotel e, seis anos após, o segundo empreendimento hoteleiro.Os alemães do Vale de Itajaí trouxeram para a cidade o hábito de ir à praia como lazer pois, até então, o banho de mars só era conhecido como tratamento medicinal ou pesca (os colonos achavam que "mandar alguém para a praia" era uma ofensa). Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), os alemães mantiveram-se afastados de nossa praia para não serem hostilizados, já o que exército brasileiro usou os hotéis e as moradias da praia como observatórios da costa brasileira. Com o fim do conflito, reiniciou-se o fluxo turístico.
Mas, foi na década de 60 que a atividade turística tomou impulso, colocando a cidade como grande centroturístico brasileiro. Em 1959, foi elevada a Distrito e, em 1964, foi criado o município de Balneário Camboriú.
NOME: de origem indígena-tupi, há várias citações como: Camboriasu em 1779, Cambarigua-ssu em 1797, Camborigu-assu em 1816, até chegar a uma referência de Henrique Boiteux como Camborihu, que significa: Rio de muito robalo ou criadouro de robalo, peixe muito comum nesta região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário